Foto: Mileni Scalco (Divulgação) Vice-prefeito Sérgio Cechin e vereadora Luci Duartes, madrinha do projeto, entregaram nova sede à associação
A comunidade da Região Norte de Santa Maria ganhou um novo espaço para acolhimento e prevenção à dependência química. Na segunda-feira, foi feita a entrega oficial do espaço destinado ao Grupo Gaia, uma associação sustentável profissionalizante para dependentes químicos. Na cerimônia de entrega da sede, que é cedida ao projeto, o vice-prefeito Sergio Cechin e a vereadora Luci Duartes, que é madrinha do projeto e quem viabilizou o empréstimo do local para realização das atividades, cortaram a fita da cerimônia oficial.
Na sede - que funcionará na Rua Paraguassu, 83, no Bairro Divina Providência -, será desenvolvido o Projeto Resgatando Vidas, que contará com oficinas terapêuticas e de capacitação voltadas a adultos em recuperação. De acordo com Mileni Scalco, diretora de recuperação e inserção social da associação, a ideia também é fortalecer a luta contra as drogas por meio da prevenção primária (com o desenvolvimento de projetos sociais com crianças, adolescentes e familiares dos acolhidos) e da prevenção à recaídas. As ações ainda estão em fase de implementação e devem iniciar a partir de janeiro, mas o novo espaço contará com atividades de capoeira, musicoterapia, dança, além de acompanhamento psicológico e de cursos profissionalizantes.
- A associação existe há cerca de quatro meses e foi fundada por pessoas que já passaram pela problemática, tanto codependentes (familiares), quanto dependentes em recuperação, que se juntaram para trabalhar em serviço da vida - explica Mileni, que também atua como coach e consultora terapêutica em dependência química.
Posto de saúde da Santa Marta fez 85 atendimentos no 1º dia após a reabertura
Além do Projeto Resgatando Vidas, a associação também mantém o grupo de apoio com reuniões físicas, que funciona há quase um ano, e atende, em média, de 40 a 60 pessoas por semana, de forma gratuita e espontânea. Como complementação aos encontros, a associação também oferece atendimento em um espaço alternativo que conta com uma equipe multiprofissional, com psiquiatra, psicóloga, coach ocupacional, educadores sociais, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e advogados.
- A associação arrecada fundos para pagar por estas vagas nesse espaço, onde fazemos o acolhimento e encaminhamentos para tratamento adequado - comenta a diretora.
Futuramente, a associação pretende inaugurar uma Comunidade Terapêutica na região.
SERVIÇO
Veja onde buscar
ajuda e apoio:
Reuniões do Grupo Gaia
- O quê - Espaço de acolhimento e abordagem de temáticas para conhecimento da doença e estratégias de tratamento, recuperação e prevenção à recaída
- Onde - Rua Vale Machado, 1444, Centro
- Horário - A partir das 20h
Projeto Resgatando Vidas
- O quê - Começará a funcionar a partir de janeiro, com oficinas terapêuticas e profissionalizantes para adultos, adolescentes e crianças
- Onde - Rua Paraguassu, 83, no Bairro Divina Providência