santa maria

Região Norte ganha espaço para reabilitação de dependentes químicos

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Mileni Scalco (Divulgação) Vice-prefeito Sérgio Cechin e vereadora Luci Duartes, madrinha do projeto, entregaram nova sede à associação

A comunidade da Região Norte de Santa Maria ganhou um novo espaço para acolhimento e prevenção à dependência química. Na segunda-feira, foi feita a entrega oficial do espaço destinado ao Grupo Gaia, uma associação sustentável profissionalizante para dependentes químicos. Na cerimônia de entrega da sede, que é cedida ao projeto, o vice-prefeito Sergio Cechin e a vereadora Luci Duartes, que é madrinha do projeto e quem viabilizou o empréstimo do local para realização das atividades, cortaram a fita da cerimônia oficial.

Na sede - que funcionará na Rua Paraguassu, 83, no Bairro Divina Providência -, será desenvolvido o Projeto Resgatando Vidas, que contará com oficinas terapêuticas e de capacitação voltadas a adultos em recuperação. De acordo com Mileni Scalco, diretora de recuperação e inserção social da associação, a ideia também é fortalecer a luta contra as drogas por meio da prevenção primária (com o desenvolvimento de projetos sociais com crianças, adolescentes e familiares dos acolhidos) e da prevenção à recaídas. As ações ainda estão em fase de implementação e devem iniciar a partir de janeiro, mas o novo espaço contará com atividades de capoeira, musicoterapia, dança, além de acompanhamento psicológico e de cursos profissionalizantes.

- A associação existe há cerca de quatro meses e foi fundada por pessoas que já passaram pela problemática, tanto codependentes (familiares), quanto dependentes em recuperação, que se juntaram para trabalhar em serviço da vida - explica Mileni, que também atua como coach e consultora terapêutica em dependência química.

Posto de saúde da Santa Marta fez 85 atendimentos no 1º dia após a reabertura

Além do Projeto Resgatando Vidas, a associação também mantém o grupo de apoio com reuniões físicas, que funciona há quase um ano, e atende, em média, de 40 a 60 pessoas por semana, de forma gratuita e espontânea. Como complementação aos encontros, a associação também oferece atendimento em um espaço alternativo que conta com uma equipe multiprofissional, com psiquiatra, psicóloga, coach ocupacional, educadores sociais, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e advogados.

- A associação arrecada fundos para pagar por estas vagas nesse espaço, onde fazemos o acolhimento e encaminhamentos para tratamento adequado - comenta a diretora.

Futuramente, a associação pretende inaugurar uma Comunidade Terapêutica na região.

SERVIÇO
Veja onde buscar ajuda e apoio:

Reuniões do Grupo Gaia

  • O quê - Espaço de acolhimento e abordagem de temáticas para conhecimento da doença e estratégias de tratamento, recuperação e prevenção à recaída
  • Onde - Rua Vale Machado, 1444, Centro
  • Horário - A partir das 20h

Projeto Resgatando Vidas 

  • O quê - Começará a funcionar a partir de janeiro, com oficinas terapêuticas e profissionalizantes para adultos, adolescentes e crianças
  • Onde - Rua Paraguassu, 83, no Bairro Divina Providência

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo Federal libera quase R$ 353 mil para o Hospital Universitário de Santa Maria Anterior

Governo Federal libera quase R$ 353 mil para o Hospital Universitário de Santa Maria

Governo paga parcela de agosto para a Casa de Saúde de Santa Maria Próximo

Governo paga parcela de agosto para a Casa de Saúde de Santa Maria

Saúde